terça-feira, 10 de março de 2009


Dia Internacional da Mulher

Mulher:

Uma mulher (do latim mulier) é um ser humano do sexo feminino. Esta atinge a fase adulta após percorrer a infância e a adolescência. Na infância, normalmente é denominada em português como menina e na adolescência como moça ou rapariga (este último termo, de conotação pejorativa no Brasil).
O termo mulher é usado para indicar tanto distinções sexuais biológicas quanto distinções nos papéis socioculturais.


O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março.
É um dia comemorativo alcançado pela mulher para a celebração dos feitos económicos, políticos e sociais.
A 8 de Março de 1857 em Nova Iorque as mulheres protestaram sobre as más condições de trabalho, mulheres estas que trabalhavam em fábricas de vestuário e indústria têxtil.
Há existência de outros acontecimentos que possam provar a tese como o incêndio da fábrica da Triangle Shirtwaist que por coincidência aconteceu também no mês de Março em Nova Iorque em 25 de Março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas, este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque.
E muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes. O primeiro dia internacional da mulher ocorreu a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América. E em 1910 surge a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhaga.

Reflexão:

Houve evolução com o passar dos anos com relação à mulher, no passado as mulheres serviam somente para estar em casa, ter filhos e servir ao marido e não podiam ter mais nenhuma ocupação. Nos dias de hoje já não se vê muito isso na nossa sociedade, porque a mulher já tem a sua liberdade, pode ter uma profissão, casar, ter filhos, etc.
Mesmo existindo o estatuto criado pela ONU, estes direitos continuam a não ser cumpridos, cada vez mais sentimos a segregação da mulher, a violência doméstica, ao trabalho precário e todas as formas de discriminação.

Trabalho realizado por: Nádia Miguel e Miguel Trovoada




Sem comentários:

Enviar um comentário